A Tuareg é a primeira Operadora de Rafting do Rio de Janeiro a oferecer para o Carioca esta fantástica aventura !!!

O roteiro é realizado a bordo do “Mamute”, um caminhão Magirus 4 x 4 adaptado exclusivamente para fazer esta viagem. O percurso é feito em forma de um circuito pela região e os pernoites são realizados em acampamentos móveis (exceto a primeira e última noite que serão em Palmas, ponto de partida e chegada da viagem). Como as distâncias por lá são longas, o fato de os pernoites serem itinerantes, evita deslocamentos desnecessários fazendo com que o tempo gasto no caminhão seja o mínimo possível, pois você estará sempre já mais próxima do ponto a ser visitado naquele dia.

Além dos principais atrativos da região, como a Cachoeira do Formiga – poço de águas transparentes com uma deliciosa queda d’água, o Poço do Fervedouro – uma nascente de água natural que forma um poço rodeado por bananeiras aonde é impossível afundar devido a pressão da água, a comunidade dos Mumbucas – a maior produtora de artesanato típico da região, produzido com Capim Dourado, as Dunas Douradas – que serviram de cenário para o filme “Deus é Brasileiro”, e a imponente Cachoeira da Velha – a maior da região, com formato de ferradura e 100m de largura, este roteiro inclui ainda 3 dias de Rafting pelo Rio Novo.

Nestes dias, nos separamos do caminhão e contamos com um bote cargueiro que leva todos os equipamentos e aparatos necessários. Cada integrante recebe seu remo, colete salva-vidas e capacete. Tudo com acompanhamento de uma equipe tecnicamente qualificada para garantir uma atividade dentro dos padrões internacionais da modalidade. Serão aproximadamente 50 Km percorridos de forma única!  O rafting possui nivel gradativo, iniciando com pequenas corredeiras de nível 1 e 2 e finalizando com corredeiras de nível 4+, o que o torna perfeito inclusive para os novatos na atividade. As águas do Rio Novo são límpidas e transparentes e o tempo todo é possível curtir também dentro da água já que as temperaturas durante o dia alcançam os 35ºC! Os pernoites são realizados em praias fluviais e o acampamento conta com estrutura de barracas iglu para cada duas pessoas (com 2 colchões de solteiro thermo a rest, auto-infláveis) e banheiro químico.

A montagem da estrutura geral do acampamento é realizada pelos guias com o apoio dos participantes que se sentirem aptos a fazê-lo, enquanto a montagem das barracas é de responsabilidade de cada aventureiro (os guias auxiliam na primeira montagem e estão sempre disponíveis para ajudar quem tiver necessidade). Os jantares são um show a parte, preparados pelos próprios guias / instrutores, que se mostram verdadeiros chefs de cozinha e surpreendem a cada refeição. Fogueiras noturnas com madeira de reflorestamento proporcionam noites especiais de bastante integração entre os participantes e um céu recheado de estrelas dá o toque final a cada noite de acampamento

Situado a leste do Estado do Tocantins, o parque estadual do Jalapão é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens belíssimas. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. Embora a infra estrutura seja básica, a mesma é totalmente compensada pelo cuidado da equipe em cuidar dos detalhes e pela presença de atrativos como a Cachoeira da Velha, as Dunas do Jalapão, o Fervedouro e o Rafting em um rio de águas cristalinas, passando por praias de areias brancas onde se tem a impressão de ser o primeiro a passar pelo local.

A melhor época para se conhecer o Jalapão é de maio a setembro, quando a possibilidade de chuvas é quase inexistente ....  venha curtir dias ensolarados, e muito céu azul !!!

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / Lt - lanche de trilha / J - jantar

1° Dia: Sábado - ORIGEM / PALMAS - Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a Palmas. Recepção no areroporto de Palmas e traslado até o hotel.  Pernoite.

2° Dia: Domingo - PALMAS - SERRA DO GORGULHO (C,A,J) - Após o café da manhã, às 09h00, saída para o Jalapão. Seguiremos por cerca de 4 horas, parte em estrada de asfalto (120km) e o restante em estradas de terra com lindas paisagens. Chegaremos então ao nosso primeiro acampamento, o acampamento do Seu Camilo, uma fazenda na exótica Serra do Gorgulho, composta por uma formação rochosa avermelhada, erodida pela ação do vento e das águas no decorrer dos anos, em meio a uma vegetação típica de cerrado. Seremos recepcionados com delicioso almoço caseiro. Após almoço seguiremos para a Serra do Gorgulho, para contemplação do entardecer. Retorno ao acampamento, jantar e pernoite.

3° Dia: Segunda - SERRA DO GORGULHO - SÃO FELIX - CACHOEIRA DA FORMIGA - MUMBUCA (C,A,J) - Saída às 8h30, após o café da manhã. Passaremos pelas águas límpidas do Rio Sono, pelo Morro da Catedral, composto por formações rochosas de arenito de rara beleza e onde uma deliciosa comida típica nos espera em São Felix do Jalapão. Seguiremos para a Cachoeira da Formiga, uma queda d´água que forma um poço paradisíaco de águas cristalinas. Após uma parada para banho, seguiremos para a Comunidade da Mumbuca, localizada próximo do Parque Estadual do Jalapão, onde é produzido o tão famoso artesanato de capim dourado. Após conhecer a comunidade, jantar e pernoite em acampamento.

4° Dia: Terça - MUMBUCA - FERVEDOURO - MATEIROS (C,A,J) - Após café da manhã, seguiremos para o incrível Fervedouro, uma nascente de águas cristalinas onde é impossível afundar. Seguiremos para Mateiros onde será servido o almoço. A tarde saída para as Dunas do Jalapão com até 20 metros de altura e de cor alaranjada. Após o entardecer, seguimos para o acampamento do Liliu, às margens do Rio Novo. Jantar e pernoite.

5° Dia: Quarta - RAFTING 1º DIA (classe I/II) (C,Lt,J) - Após café da manhã, hora de começar nossa expedição de rafting pelas águas do Rio Novo. O primeiro dia tem 25km com poucas corredeiras. Haverá momentos de remada e momentos de pura contemplaçao, desde trechos com águas bem calmas, até trechos com bastante correnteza. Durante o dia faremos uma parada para lanche reforçado na Praia dos Crentes. Aproveite o dia para nadar nas límpidas águas do rio e observar pássaros como as Araras Azuis e o Pato do Penacho que se encontra em risco de extinção. No final da tarde, acampamento na Praia das Cariocas, de areias finas e de dificil acesso para quem não faz o rafting. Jantar e pernoite.

6° Dia: Quinta - RAFTING 2º DIA (classe II/III+) (C,Lt,J) - Após café da manhã, saída para darmos continuidade ao segundo dia de rafting. Neste dia estão a maioria das corredeiras e 25Km de muita água, com vários trechos onde se pode nadar e apreciar a beleza do rio. Parada para lanche reforçado no percurso e, no final da tarde, acampamento na Praia dos Buritis Pelados. Não deixe de olhar para o céu a noite que mais parece um tapete de estrelas cadentes. Jantar e pernoite.

7° Dia: Sexta - RAFTING 3º DIA (classe III/IV) (C,Lt) - CACHOEIRA DA VELHA - PALMAS - Após café da manhã, sairemos para nosso último dia de rafting, junto às maravilhas do Jalapão. São 6Km que iremos percorrer até chegar ao final do percurso, a Cachoeira da Velha, duas quedas em forma de ferradura com 10 metros de altura e 100m de largura. A partir daí, desceremos o trecho com as melhores corredeiras, uma seqüência de êxtase. Após o piquenique na prainha da velha, seguiremos para Palmas. Acomodação e pernoite em hotel (jantar não incluso).

8° Dia: Sábado - PALMAS / ORIGEM - Traslado ao aeroporto de Palmas para embarque de retorno a cidade de origem.

Observação:  O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.

Datas das Expedições Tuareg

A melhor época para se conhecer o Jalapão é de junho a agosto, Veja abaixo as datas de início das Expedições Tuareg:

  • JUNHO  -  Dias 13/06 e 27/06/2015.
     
  • JULHO  -  Dias 04/07,  11/07,  18/07 e 25/07/2015.
     
  • AGOSTO  -  Dia  08/08/2015.
     

Preços

Valores por partticipante, e conforme o roteiro da parte terrestre a partir de Palmas/TO:

  • Acomodações duplas (hotel/barraca):   R$  3.930,00  por participante.
  • Acomodações individuais (hotel/barraca):   R$ 4.830,00  por participante.


Observações:

- Preços por pessoa, válidos para as saídas programadas, calculadas para o mínimo de 6 pessoas e sujeitos a alterações sem aviso prévio.

- Para a confirmação da reserva, é necessário que o termo de informação de risco, seja preenchido e assinado.

- Crianças - serão aceitas somente a partir de 10 anos de idade.

O que inclui na programação:

- traslado aeroporto / pousada / aeroporto para todos os clientes Venturas em taxi privativo para até 03 pessoas ou van privativa para até 16 pessoas;
- transporte para o Jalapão em veículo 4x4 (Caminhão Mamute);
- hospedagem em Palmas com café da manhã;
- hospedagem em barracas duplas a compartir durante a expedição;
- refeições mencionadas no roteiro;
- todos os equipamentos de Rafting (bote, remos, coletes e capacetes);
- todo equipamento de camping (exceto saco de dormir);
- isolante térmico inflável para os acampamentos;
- todos os passeios citados com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
- seguro viagem;
- brinde Venturas;
- assistência aeroportuária para embarque em Guarulhos.

Não inclui: 

- passagem aérea;
- refeições e bebidas não mencionadas;
- saco de dormir;
- despesas pessoais;
- qualquer outro item não mencionado como incluso.

Hospedagem:

PALMAS: Pousada das Artes - www.arteshotel.com.br
Check in: 12h00 / Check out: 12h00

JALAPÃO:  Acomodação em barracas duplas compartilhadas.

Transporte aéreo:

Gol – Horários:
• Guarulhos/Palmas (07h00/12h20) e Palmas/Guarulhos (14h05/17h25), conexão Brasília.
• Congonhas/Palmas (08h22/12h20) e Palmas/Congonhas (14h05/17h28), escala Brasília.

Tam – Horários:
• Guarulhos/Palmas (12h30/17h05) e Palmas/Guarulhos (06h00/10h50), conexão Brasília.
• Congonhas/Palmas (12h19/17h05) e Palmas/Congonhas (06h00/09h45), conexão Brasília.

Seguro saúde/viagem:

Vigos Corretora de Seguros, assegurada pelo Grupo Bradesco, durante todo o período da viagem, conforme coberturas abaixo :
- Assistência médica hospitalar por acidente:  R$ 3.000,00
- Medicamentos em caso de Acidente Pessoal: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente
- Assistência Odontológica por Acidente: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente
- Traslado por morte:  R$ 3.000,00
- Extravio de bagagem:  R$ 600,00
- Morte por acidente:  R$ 20.000,00
- Invalidez por acidente:  R$ 20.000,00

Infra-estrutura:  É praticamente inexistente, não havendo postos de gasolina, agência bancária ou outros "benefícios da tecnologia". Estaremos nos aventurando com muito pouco contato com a civilização. Considerando que a região é extremamente carente de recursos, sugerimos a quem quiser ajudar, que faça a doação dos seguintes itens: Material escolar (caneta / lápis / lápis de cor / cadernos / livros etc.), e/ou material de higiene pessoal (escova de dente / pasta de dente / sabonete).

Vestuário:  Leve e use roupas leves e de secagem rápida. É aconselhável também um pequeno casaco para as madrugadas.

Bagagem:  O total de peso da bagagem não pode ultrapassar 20kg. Não nos responsabilizamos por excesso de bagagem.

Clima:  Curiosamente o período que vai de maio a setembro é chamado na região de "Verão", mesmo sendo inverno no hemisfério sul. O motivo é que nesta época não chove e as pessoas aproveitam para veranear.  O período chuvoso  vai de outubro a abril com cerca de 1.600 mm e a de seca vai de maio a setembro com  média de 77mm. A temperatura média anual é de 25,8Cº com a máxima em setembro de 39Cº.

Geologia:  A região é caracterizada pela formação Urucuia, com predominância do solo de areias quartzosa.

Vegetação:  A cobertura vegetal da região é composta basicamente por Cerrados e Campos. No extremo leste encontra se uma zona de transição (ecotono) entre o Cerrado e a Caatinga.

Vacinação:  Apesar da região visitada não ser foco de febre amarela, aconselhamos à todos os passageiros a se vacinarem com 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.

Observação:  Autorização de viagem para transporte aéreo:
* Menores de 12 anos acompanhados de guardião, tutor ou parentes, como pai ou mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, portanto documentação original com foto que comprove o parentesco, não precisam de autorização judicial para viajar dentro do território nacional.
* Menores de 12 anos viajando desacompanhados de ambos os pais, ou acompanhados por adulto sem qualquer parentesco, deverá apresentar autorização do pai ou da mãe, do tutor ou guardião, com firma reconhecida em cartório por semelhança ou autenticidade (não é obrigatório conter foto do menor).
* Menores com idade entre 12 e 18 anos não precisam de nenhuma autorização para viajar desacompanhados dentro do território nacional;
Importante:
* Para embarque em qualquer uma das situações acima, é obrigatória apresentação de documento original com foto, que comprove filiação.
* Algumas Cias Aéreas exigem contratação de serviço próprio para o embarque de menores desacompanhados de ambos os pais. Consulte-nos.
Fonte:
* Estatuto da Criança e do Adolescente - 25/08/2011
* Coordenadoria da Infância e Juventude - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - 25/08/2011

CANCELAMENTO OU ATERAÇÃO:  Os pedidos de cancelamento ou qualquer alteração de serviços implicarão na aplicação de multas e penalidades aos passageiros, por força dos contratos firmados pela Venturas, em seu nome, junto aos fornecedores, prestadores de serviços ou companhias aéreas ou marítimas. Entende-se por cancelamento a desistência da viagem e/ou do serviço contratado, a não apresentação para embarque ou realização do serviço, bem como qualquer alteração do serviço e/ou datas da viagem.

PASSAGEM AÉREA - FRETAMENTOS:  Até 31 dias antes da saída do vôo será cobrada multa de 10% por pessoa; de 21 a 30 dias da saída será cobrada multa de 20% e menos de 20 dias da saída do vôo NÃO HÁVERÁ REEMBOLSO em caso de alteração, cancelamento ou não utilização total ou parcial da passagem aérea.

PASSAGEM AÉREA - VÔOS REGULARES: Aplicam-se as condições e restrições estabelecidas por cada companhia aérea. As reservas nas tarifas promocionais não permitem alteração e não são reembolsáveis em caso de cancelamento alteração ou não utilização total ou parcial da passagem.

PACOTES DE TURISMO:  Até 31 dias antes do início dos serviços será cobrada multa de 10% por pessoa; de 21 a 30 dias da viagem será cobrada multa de 20% e 20 dias ou menos do início dos serviços NÃO HÁVERÁ REEMBOLSO em caso de alteração, cancelamento ou não utilização total ou parcial dos serviços.

Formas de pagamento:

- Parcelamento em cheques (não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura): 5 x sem juros.

- Parcelamento em cartão de crédito:
  >  Visa: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão.
  >  Amex ou Mastercard: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão.
* Cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.
* A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

* Taxas de embarque (quando expostas separadas) devem ser incluídas no valor da entrada.

Carregando